A Psicologia infantil visa dissolver dificuldades ou sintomas psicossomáticos emPais CONSCIENTES e seus crianças e compreender sua forma de funcionamento. Todas as pessoas, crianças ou não, apresentam dificuldades em algum aspecto da vida e as crianças sempre dão sinais daquilo que está acontecendo com elas. Sendo assim, a Psicologia infantil ajuda a decifrar estes sinais, entendendo muito sobre a dinâmica da criança e auxiliando a solucionar o conflito.

A crianças são espelhos do sistema familiar. Elas refletem tudo o que acontece no ambiente onde vivem, e, como são muito sensíveis, denunciam falhas do sistema através do comportamento e muitas vezes através de sintomas e doenças psicossomáticas. As crianças captam e absorvem com facilidade os tabus familiares, os comportamentos prejudiciais adotados pela família e também as leis repetidas inconscientemente pelos membros da família.

Muitas vezes, as crianças denunciam as falhas deste sistema familiar através de comportamentos considerados inadequados para a sociedade. É aí que entra a psicologia uma vez que não é possível ensinar comportamentos adequados socialmente à uma criança que capta do seu ambiente diariamente, leis ou comportamentos inadequadas.

Os adultos muitas vezes resistem em enxergar falhas de comportamento na sua própria vida, e por isso não conseguem observar que seu filho(a) está apenas repetindo seu próprio comportamento, porém de uma outra maneira. Acreditam que o problema é apenas do filho e delegam à ele, a função de solucionar o problema.

O mais importante a ser compreendido é que a criança se comunica o tempo todo através de seu mundo simbólico, e envia constantemente sinais aos adultos do seu ambiente, sobre o que ela está entendendo que é a vida e como são os relacionamentos.

É preciso ter olhos para ver, ouvidos para ouvir e um coração para acolher estes sinais. O problema é que os olhos, ouvidos e corações dos adultos geralmente não estão calibrados para sintonizar o nível de simplicidade e pureza da linguagem das crianças.

Para entender mais sobre as crianças e como educar de maneira CONSCIENTE, conheça o Curso Pais CONSCIENTES e seus Filhos

Por Marina Licien Novak Weege – Psicóloga do Espaço Micael – CRP 08/16089