A Psicologia é uma ciência que observa os indivíduos e os compreende com base na sua história de vida. É através doAuto descoberta conhecimento da própria história que é possível entender como agimos e nos comportamos de maneira específica no momento presente.

Todos os momentos que vivenciamos ao longo da vida, nos marcaram e transformaram de certa forma, e cada momento nos ensinou algo, positivo ou negativo. Dependendo da interpretação do que aconteceu nestas situações ao longo da vida, podemos nos conectar mais ou menos conosco mesmo. Como cada indivíduo possui características e visões de mundo totalmente personalizada, a Psicologia, com base na observação de comportamentos, pode auxiliar pessoas de todas as idades a transformarem comportamentos que trazem sofrimento, e manter aquelas que trazem benefício.

A psicologia é a arte de questionar, de observar as minúcias de tudo aquilo que passamos em nossas vidas, e interpretamos que o mundo é desta forma. Nosso cérebro reage por condicionamentos, e às vezes, não conseguimos viver o presente por nosso cérebro e memórias ainda estarem presas em condicionamentos sofridos do passado.

  • De onde vem o termo Psicologia?

Para entendermos o que é e para que serve a Psicologia, é importante observarmos as origens deste termo e seus significados. As origens da palavra psicologia vêm da Grécia antiga, o qual unem-se os termos “psique”, que significa a mente humana, e “logia”, que deriva da palavra “logos”, significando o estudo. Portanto a Psicologia nada mais é do que o estudo dos fenômenos psicológicos, envolvendo as funções mentais e os comportamentos humanos.

  • Como funciona?

A psicologia utiliza-se de várias linhas teóricas (Psicologia Analítica, Psicanálise, Psicologia Comportamental, Psicodrama etc..) para compreender e explicar o funcionamento de cada indivíduo, considerando sua história, seu contexto social, seu ambiente de trabalho e demais áreas onde é possível vivenciar experiências.
Em cada linha teórica, se aplicam diferentes técnicas para realizar tratamentos, servindo para ativar a observação e posterior reflexão sobre os padrões de pensamento e comportamento cotidianos, bem como os sentimentos, emoções e angústias, entendendo como e porquê cada conduta reflete em seu mundo, seja ela positiva ou negativa.

  • A final, como a terapia Psicológica pode ajudar alguém?

A psicoterapia utiliza-se de várias técnicas diferentes para auxiliar as pessoas no seu processo de conhecimento e percepção dos próprios sentimentos, pensamento, angústias, problemas cotidianos, sintomas corporais e até mesmo algumas doenças. Uma vez que o processo psicoterápico incita os indivíduos a questionarem-se sobre seus comportamentos repetidos há anos, que já estão automáticos, a terapia é um meio facilitador da busca do indivíduo pelo auto-conhecimento.

  • Mas porque procurar um psicólogo?

O psicólogo, independente de sua linha teórica ou das técnicas que utiliza, auxiliará os indivíduos a reformular os seus antigos padrões de comportamento, aqueles que estão automáticos no dia-a-dia, para criar novas possibilidades, novas experiências de vida, que não mais o sofrimento. Para mudar um antigo e enraizado padrão de comportamento, é necessária muita coragem, uma vez que o indivíduo deve abrir mão de sua comodidade, do seus confortáveis modos de vida  para buscar o desconhecido novo.

Por Marina Licien Novak Weege – Psicóloga do Espaço Micael – CRP 08/16089

Experimente!