Terapia Floral foi desenvolvida por um médico inglês, chamado Dr. Bach na década de 30. Este método terapêutico

Florais Dr Bach

Florais Dr Bach

foi criado a partir das próprias experiências pessoais e profissionais deste médico, e partir da década de 70, os Florais são reconhecidos e recomendados pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Nomeada como  “remédios para a alma”, os florais são extraídos do princípio energético de flores que atuam na mente e nas emoções dos seres vivos. Desta forma, esta modalidade terapêutica atua profundamente nos corpos sutis, estimulando o equilíbrio nos campos sutis, emocionais e também em padrões repetitivos da personalidade.

Para tanto é importante conhecer os aspectos filosóficos da Terapia Floral, segundo seu criador, Dr. Bach. Para ele, as enfermidades possuem uma causa emocional e sutil concomitantemente à física.

Sendo assim, segundo Dr. Bach, todos os indivíduos possuem uma alma, também chamado como Eu Superior, sendo assim, todos são parte do todo, ou a própria centelha Divina. Esta Alma possui sabedoria, e para tanto, é necessário que haja confiança em algo maior para deixar que o Eu Superior guie o indivíduo ao seu verdadeiro caminho. Cada caminho possui um sentido de ser. Conhecê-lo através do autoconhecimento é um passo importante para encontrar seu objetivo de vida, unido ao seu propósito mais elevado.

Em seus escritos, Dr. Bach também se refere à Terra como uma passagem com objetivo de evolução, constituindo a vida, o sopro Divino como um breve instante no curso da evolução. Segundo esta referência, o que realmente é perpétuo é Alma, sendo os corpos físicos, apenas efêmeros. Para Dr Bach, a enfermidade se manifesta como um sinal ao próprio indivíduo, de que a personalidade se afasta de sua essência, ou missão. Para ele, esta é a causa principal da doença e da infelicidade. A razão profunda da enfermidade neste contexto é a doença servindo como meio, através do qual, a lição será aprendida e o erro detectado e suplantado. A cura será efetiva, verdadeira, se houver mudanças de atitude interna.

Além destes pontos, tem-se a necessidade de observar o mundo sob a ótica holística e interligada, isto é, cada ser é uma expressão do Divino total, sendo assim, qualquer ação contra nós mesmos ou contra outra pessoa, afeta o conjunto.

Portanto, duas questões básicas podem ser levantadas como geradoras dos conflitos e, consequentemente, as doenças:

1º) Dissociação entre Alma e Personalidade: Fracassar em honrar e obedecer aos ditames de nossa Alma.

2º) Crueldade ou falta para com os outros: Agir contra a unidade – Esse tipo de atitude deve-se ao egoísmo

Através dos remédios florais de Bach, este estado conflitivo interno da pessoa, com predomínio de vibrações negativas, de desequilíbrio, seria substituído pela virtude particular (vibrações positivas) de que necessita, contida na essência de cada flor, erradicando o defeito que esteja prejudicando.

Referência Bibliográfica: – Os Remédios Florais do Dr. Bach: Cura-te a ti mesmo – Editora Pensamento